A cada dia que passa as marcas estão tomando consciência de que é necessário pensar para além de se conquistar um bom cliente. É necessário construir e participar de comunidades digitais que partilhem do mesmo interesse da empresa.
Participar de uma comunidade não pode ter apenas por finalidade conquistar curtidores, mas sim de seguidores engajados e propagadores da marca. Ter uma comunidade vai muito além de ter clientes. Os membros de sua comunidade contribuem ativamente para o desenvolvimento de sua empresa, consequentemente terá um bom relacionamento com seu nicho.
Confira três dicas para criar, manter e fortalecer um bom relacionamento com a sua comunidade:
1. Esteja atento à comunidade para criar conteúdo relevante.
Faça uma pesquisa para ter uma idéia de qual público você deseja atrair. Uma pesquisa pode ser muito reveladora. Através dela você descobre ângulos e nuances para saber o que deve entregar por meio do seu site, blog e redes sociais.
Preste atenção em discussões e comunidades que tenham afinidade com a sua marca. Confira quais as discussões são mais interessantes, quais assuntos geram mais polêmica e veja como os membros se comportam diante delas. Comunidades são uma fabulosa fonte de pesquisa de nicho.
Tendo em mãos essas informações, comece a criar e compartilhar conteúdo relevante com a sua comunidade. Veja como eles reagem, preste atenção às palavras que você usa, a maneira como dialoga com os membros dela. Seu conteúdo deve possuir a personalidade da sua empresa, deve ter o seu estilo para que possa chamar a atenção do seu público.
2. Concentre-se em personalização.
A web é uma fonte inesgotável de informações, por isso é comum que as pessoas se sintam perdidas em um mar imenso de conteúdo e informação qualificada. Dessa maneira, é importante criar um diferencial que faça com que os membros de sua comunidade se sintam atraídos pelo seu conteúdo, e não por outros. E uma das melhores formas de fazer isso é personalizar o conteúdo.
Além do conteúdo ser qualificado e ter um toque pessoal, a maneira como você se relaciona com os membros da sua comunidade faz toda a diferença. Ser cordial, responder a eles pelo nome, ter uma linguagem humana e não padronizada faz toda a diferença. Quando for conversar, responder a dúvidas, agradecer, quando for realizar qualquer tipo de diálogo com o seu público, seja uma pessoa, e não uma empresa. As pessoas vão observar e apreciar a sua autenticidade, e, portanto, dar uma conotação positiva para a sua marca.
3. Faça um mix de mídias e conteúdos para conquistar corações.
Usuários de internet são exigentes. Eles querem obter uma boa experiência quando interagem em meio digital, serem ouvidos, conteúdo atraente que os envolva e os ajude em seu dia a dia. Reconheça e respeite as propensões dos membros da comunidade, proporcionando conteúdo que você quer distribuir, mas da maneira que eles querem receber. Coisas que apresentem dificuldades, sejam longas e complexas, os usuários não possuem tempo nem interesse em consumir ou pagar, sendo assim, forneça aos mesmos um mix de experiência de vários conteúdos diferentes e atraentes, aliando uma boa escrita e design, fotos e vídeos de alta qualidade, infográficos e e-books e vários outros tipos de conteúdos úteis, bonitos e interessantes. Além disso, forneça-lhes novidades. Certamente os membros da comunidade querem saber o que há de mais recente na área de interesse deles. Forneça uma boa experiência para eles.
Ao final deste trabalho, você engajará vários membros da comunidade para defender a marca. Ao capturar a atenção deles, reconhecendo suas necessidades e personalidades exclusivas, você conquistará seus corações e continuará a proporcionar-lhes conteúdo interessante e relevante, ganhando cada vez mais boa reputação e engajamento para a sua marca.